Perguntas frequentes

A Síndrome de Cushing é uma condição que pode causar diferentes problemas de saúde incluindo o aumento de peso, debilidade muscular, pele fina e aumento da tensão arterial.

O aparecimento da síndrome acontece quando uma pessoa tem excesso de uma hormona denominada “cortisol”.

O que acontece depois do tratamento da Síndrome de Cushing?

Muitas pessoas com Síndrome de Cushing curam-se com o tratamento.

Afortunadamente dispõem de medicamentos para se manterem saudáveis.

O que devo fazer se estou grávida e tenho sintomas da Síndrome de Cushing?

Fale com o seu médico se está grávida e tem sintomas da Síndrome de Cushing. As mulheres grávidas com sintomas precisam de tratamento. Sem tratamento, esta síndrome pode levar a problemas como o aumento da tensão arterial e/ou a diabetes durante a gravidez.

Quais são os medicamentos mais associados ao aparecimento da Síndrome de Cushing?

Os fármacos que mais frequentemente podem provocar o aparecimento da Síndrome de Cushing são os glucocorticoides.

Se esta for a causa do aparecimento desta síndrome, a interrupção do tratamento com estes medicamentos resolve os sintomas. No entanto, a interrupção de glucocorticoides deve ser gradual porque, na maioria das vezes, o corpo se adaptou à presença destas substâncias. A redução gradual permite que a hipófise e as glândulas suprarrenais voltem a ter um funcionamento normal.

Algumas doenças requerem uma terapia prolongada com glucocorticoides. Nestes casos é necessário um plano alternativo para a gestão dos sinais e sintomas da Síndrome de Cushing.

 

 

Tem mais perguntas?

 

Pode contactar-nos através do e-mail info-es@hra-pharma.com